Percurso:
98/99 a 08/09 - Salgueiros
09/10 e 10/11 - Salgueiros 08
98/99 a 08/09 - Salgueiros
09/10 e 10/11 - Salgueiros 08
Fintar a Bola (FB): A sua casa, futebolisticamente falando, é o Salgueiros, onde entrou para escolinhas no inicio da sua formação. Como surgiu a oportunidade de ir para o clube?
Hugo Moreira(HM): A oportunidade surgiu através de um conhecimento do meu pai , conhecia o sr. Silvestre, que na altura penso que era vice-presidente do Salgueiros, salvo erro, e tive a oportunidade de ir treinar a vidal pinheiro e felizmente fiquei.
FB: O lado esquerdo da defesa foi logo o seu espaço?
HM: No inicio da nossa caminhada nunca tinhamos posição definida , todos queriamos ser avançados , marcar golos , etc mas fui sempre jogando a médio esquerdo . A partir dos infantis surgiu a oportunidade de jogar a lateral esquerdo devido à indisponibilidade de um colega e tive a sorte de agarrar essa mesma oportunidade , seguindo nessa poisção até hoje .
FB: Quantos títulos conseguiu ao serviço do Salgueiros? Em que escalões?
HM: Apenas consegui um titulo ao serviço do salgueiros , foi na época 2007-2008 , éramos juniores primeiro ano e conseguimos ser campeões da 1ª divisão distrital. Na equipa onde jogava tivemos várias subidas de divisão , várias fases finais . Tivemos a felicidade de subir dois anos seguidos em juniores e colocar de novo o Salgueiros a disputar a 1ª nacional de juniores.
FB: No seu inicio, como atleta, o Salgueiros competia no I Liga Portuguesa. Agora que está nos seniores o, agora, Salgueiros 08 está nos distritais. É um facto que o entristece?
HM: Entristece-me a situação pela qual o clube viveu/vive , devido aos seus pergaminhos no futebol português mas foi uma situação que infelizmente aconteceu ao Salgueiros e agora apenas temos de pensar no presente e no futuro que passam por colocar o Salgueiros de novo nos patamares nacionais sem nunca descorar o passado , de modo a não cometer os mesmos erros.
FB: Tendo a Alma Salgueirista sempre por perto, os jogadores sentem-se mais confiantes. É uma imagem de marca muito importante também para quem está dentro de campo?
HM: Sem dúvida , é um grande apoio para nós jogadores enquanto estamos no terreno de jogo, é uma força extra por assim dizer.
FB: Muitos dos atletas que treinam diariamente consigo, são jogadores que transitam das camadas jovens e onde jogaram muito tempo juntos. É uma vantagem conhecer os companheiros com que joga?
HM: É uma grande vantagem porque já nos conhecemos demasiado bem, já conhecemos todos as nossas virtudes e defeitos, tudo sai muito mais naturalmente devido ao conhecimento que temos de cada um.
FB: O facto de ter feito o percurso todo no Salgueiros, torna-o um apaixonado pelo clube?
HM: Toda a minha (curta) carreira futebolística digamos assim foi feita no Salgueiros, cresci neste clube como homem e como jogador e tenho a alma dentro de mim, fui crescendo com isso, fui lidando com isso dia após dia, fui vivendo o clube de uma forma cada vez mais intensa.
FB: Este ano o clube não tem estado a atravessar um bom inicio de época. Na sua opinião, a que se deve este mau começo?
HM: Penso que este ano encaramos uma nova realidade, as equipas são muito equilibradas, de valor idêntico, o que torna complicada a nossa tarefa visto que ainda não estamos totalmente entrosados uns com os outros, o treinador é novo, novos métodos , nova mentalidade, novos jogadores e a pouco e pouco vamos construindo uma equipa. Os resultados não tem sido positivos, mas se conseguirmos bons resultados nos próximos jogos penso que a confiança irá aumentar e isso será fundamental para conseguirmos realizar um bom campeonato.
FB: A subida de divisão é o objectivo para esta época. Sente que ainda é possível, atendendo a que o Infesta segue imparável?
HM: Temos de pensar sempre jogo a jogo, pensar em ganhar um jogo de cada vez e no fim faremos as contas. Não vale a pena pensar se vamos conseguir ou não porque no futebol tudo é muito subjectivo, hoje somos bestas, amanhã somos bestiais por isso vamos trabalhando e lutando pelo melhor resultado possivel que passa pela vitória em cada fim de semana.
FB: Em termos pessoais, os seus planos passam por continuar em Salgueiros, ou pensa em dar o salto para outras divisões?
HM: Primeiro de tudo quero realizar um bom campeonato, quero ajudar a equipa a alcançar os seus objectivos e depois no fim veremos qual a melhor opção a tomar.
FB: Identifica-se com algum jogador no estilo de jogar? Porquê?
HM: Gostava muito do Leo que jogava no Benfica , identificava-me muito com ele na sua entrega ao jogo , a paixão com que ele demonstrava pelo jogo, a raça com que ele empregava em cada lance disputado.
FB: O número 5 nas costas tem algum significado especial?
HM: Tenho tido a felicidade e sorte de puder jogar sempre desde que comecei a jogar a defesa esquerdo e o 5 foi sendo sempre o meu numero, tornando-se hoje no meu numero favorito, o meu ´companheiro´neste sonho.
FB: Consegue eleger um onze formado por companheiros de equipa? (actuais e passados)
GR - Freitas ( jogou comigo desde os iniciados até este ano)
DD - César ( jogou comigo desde os iniciados até este ano)
DC - Wilson ( joga comigo este ano )
DC - Pepe ( jogou comigo nos juniores , estando este ano na 2ªB)
DC - Pepe ( jogou comigo nos juniores , estando este ano na 2ªB)
DE - Rochinha (escolho o Rochinha porque é um colega fantastico , um apoio importantissimo em cada treino , em cada jogo)
MC – Fábio, Pedrinho e Preto ( acompanham-me desde a minha infância , grandes companheiros , grandes jogadores)
ME- Bessa ( jogou comigo desde os iniciados ate este ano)
MD- Artur ( jogou comigo desde os juvenis ate este ano)
AV- Jean ( goleador na nossa equipa campeã de juniores)
Perguntas rápidas:
Clube: Benfica
Ídolo: Maldini
Superstição: Deitar muito cedo antes dos jogos
Treinador por quem gostaria de ser orientado: Paulo Bento
Parabéns rapaz.
ResponderEliminarUma entrevista mais do que merecida, para um grande jogador.
Tenho a certeza que se continuares a trabalhar como tens trabalhado, e com toda a tua qualidade mais cedo ou mais tarde irás alcançar a "spotlight" que tanto mereces.
Boa sorte, e força Moreira ! Grande abraço