Uma partida, que ao campeonato diz respeito, pouca relevância tinha, mas existem nesta altura objectivos secundários que passam a merecer relevância na motivação dos atletas. No caso do Porto o objectivo de terminar o campeonato sem derrotas é o factor mais que suficiente para jogar sempre em alta rodagem, como se viu neste clássico. No outro lado da barricada, a equipa leonina, continua a redefinir objectivos, pois mesmo o que parece simples acaba por ser complicado. Ineficácia e inconsistência defensiva atiram o Sporting para a Liga Europa.
No que ao jogo diz respeito, apenas queria constatar o seguinte facto, e que parece-me o mais interessante do encontro:
Torsiglieri - 1.90cm
Evaldo - 1.85cm
Polga - 1.84cm
Falcão - 1.77cm
Olhando para estes dados físicos, é incompreensível que o avançado do Porto tenha ganho a maioria dos lances aéreos na e com o Sporting em defesa organizada. Isto revela uma grande falha no ataque á bola e no posicionamento dos defesas. Falcão ganhou confrontos nas costas do defesa, em antecipação e na capacidade de reacção durante todo o encontro, sem que a defensiva do Sporting conseguisse resolver as situações.
As "reservas"
Já me referi a este assunto em posts anteriores, mas vou aprofundar um pouco mais, pois será o a equipa do Benfica que irá jogar até final de época.
É evidente que trocar onze jogadores de um jogo para o outro é um risco enorme, em termos de resultado e dinâmica da equipa, mas é também uma prova de confiança no plantel, se bem que em alguns casos está a servir para criar mais instabilidade e insegurança no atleta.
É interessante ver César Peixoto no meio-campo, sem adaptações, a fazer bons jogos, apenas pecando na intensidade da pressão que não consegue efectuar, mas a provar ser uma boa alternativa para uma zona central mais posicional e menos vertical.
No entanto, o sector mais afectado e com mais perdas em relação ao titulares é indiscutivelmente a defensiva. Sidnei perdeu a titularidade para Jardel e parece que nem em partidas mais acessíveis consegue assumir a liderança do sector recuado encarnado, sendo o jovem Roderick a merecer lugar de destaque no meio dos "grandes"... sem dúvida um futuro titular.
Deixo desde já um alerta para a posição de lateral esquerdo. Com a mais que provável venda de Coentrão, a equipa do Benfica parece destina a investir para a posição, pois Carole ainda está muito "verde" na posição, apesar de o considerar um jovem com valor.
Sem comentários:
Enviar um comentário