quarta-feira, 6 de abril de 2011

Entrevista a Gilberto Silva

O entrevistado de hoje do blog 'Fintar a Bola' é Gilberto Silva, ex- jogador do Boavista, internacional pelas selecções jovens, titular no Bessa de Jaime Pacheco e Rui Bento e um polivalente que apesar de ser médio foi quase sempre sacrificado para actuar a defesa. Tudo isto parece ter sido esquecido e Gilberto, neste momento, é um jogador desempregado... e com vida difícil para encontrar uma equipa onde possa relançar a sua carreira.

Percurso:
98/99 a 99/00 - Os Sandinenses
00/01 a 05/06 – Boavista
06/07 – Penalva do Castelo
07/08 a 08/09 – Boavista
09/10 a 10/11 - Ermis Aradippou




Fintar a Bola (FB): Quando se fala em Boavista, clube, o que representa para si esse símbolo?

Gilberto Silva (GS): Para a mim representa muito, pois foi ai que cresci, onde fiz praticamente a minha formação todo onde estive dois anos nos ("Os Sandineneses"),e foi no Boavista que me tornei homem e onde concretizei o sonho de ser profissional e jogar ao mais alto a nível em Portugal.

FB: Foi lá que cresceu, aprendeu a jogar futebol e foi também no Bessa que foi chamado pela primeira vez a um jogo sénior e na primeira liga, salvo erro diante do Moreirense. Foi o concretizar de um objectivo e uma motivação ainda maior para trabalhar?

GS: A primeira vez que fui convocado foi contra a Académica, mas fiquei 19º ou seja fiquei de fora, mas pelo que me disse o mister Jaime Pacheco, porque no dia seguinte tinha jogo pelo juniores que tambem era com a academica e precisavamos de ganhar para passar a fase final de juniores... Mas primeira vez que me sentei no banco isso sim foi com o Moreirense, e foi sem duvida o concretizar de sonho e uma enorme motivação para chegar onde realmente queria, que poder ajudar em campo com o meu trabalho e dedicação que tenho pelo Boavista..

FB: Na época seguinte, foi para Penalva do Castelo, onde foi um dos titulares indiscutiveis da formação local, realizando um campeonato extremamente regular que lhe valeu o regresso ao Boavista. Foi uma boa época a nível pessoal?

GS: Sim foi tanto a nivel pessoal e colectivo, pois conseguimos atinguir os objectivos propostos pelo clube, e tenho muito a agradecer a essa instituição pois fui recebidos e ajudado por todos os meus colegas de profissão, mas principalmente pelos amigos que foram todos excepcionais para mim e me ajudaram a crescer como jogador, mas a minha regularidade e fiz praticamente todos os jogos faltando só os três primeiros jogos..

FB: Pela mão de Jaime Pacheco foi lançado na época de 2007/2008, não na sua posição de origem, mas a defesa direito da formação boavisteira. Apesar da posição, realizou 16 jogos a titular. Foi uma excelente rampa de lançamento. Concorda?

GS: Concordo plenamente, na altura o plantel ainda não estava completo e isso me deu a oportunidade apesar de não ser na minha posição de eleição, e onde gosto e me sinto mais a vontade jogar, conhecia a posição e o mister soube tirar partido disso e eu também claro e finalmente concretizar o meu grande sonho, apesar de praticamente jogar toda a época a defesa direito o mister também me deu a oportunidade de jogar a médio.

FB: Azar dos azares, é nesse ano que o Boavista se vê relegado de divisão, pela FPF, por alegada corrupção desportiva. Mesmo na II liga, Gilberto continuou de xadrez ao peito e cimentou a titularidade, mas continuando a defesa. Acha que este caso, ocorreu na pior altura para um jogador como o Gilberto?

GS: Todos sabemos das dificuldades que estávamos atravessar, todas as indefinições que haviam e principalmente o grupo que ainda não estava definido, faltavam reforços e isso foi um dos motivos pela qual eu continuei a defesa e neste caso a defesa esquerdo que era uma posição totalmente desconhecida para mim, mas pela equipa e principalmente pelo clube sacrifiquei-me sendo uma situação de recurso que foi para toda a época, e ai assim penso que foi um erro para mim porque fiquei muito longe daquilo que valho e do meu valor e penso que as pessoas não foram capazes de avaliar essas situações e muitas vezes fui contestado por isso e o meu valor foi posto em causa..

FB: O Clube nessa época não resistiu a mais uma descida e com isso à saida de muitos jogador, entre eles o Gilberto. Sentiu que era hora de lutar por novas experiências?

GS: Senti que era a altura de partir numa nova aventura, pois como referi anteriormente o meu valore profissionalismo foram postos em causa, e em Portugal aposta-se mais noutros países e desperdiçam-se muitos valor por isso mesmo, e lá fora somos vistos de maneira diferente..

FB: A equipa de destino foi o Ermis Aradippou (Chipre). Porquê este clube e este país? Falta de propostas nacionais?

GS: O clube era segunda vez que estava na 1ª divisão, sendo que a primeira eles tiveram uma prestação muito fraca e desceram, então queriam fazer história e ficar manter na 1ªdivisão e assim foi o que sucedeu, e também porque a proposta era boa e muito tentadora e por isso optei, e sabendo também que iria contar com muitos jogadores portugueses e também por na altura foi a melhor proposta que recebi, e ate há data não tinha recebido nenhuma proposta nacional.

FB: Este ano o atleta vimaranense saiu a meio da época do Chipre, para regressar a Portugal. Mas de forma incrível, não houveram propostas até ao momento. Correcto?

GS: Sim correcto. Tente e entreguei o meu currículo em vários clubes mas nunca tive a sorte de ser chamado, ate que tive a oportunidade de treinar a experiencia no Freamunde, onde encontrei um grupo fantástico e disposto a acolher-me nesta fase, mas devido acertas leis não permitiram que fosse inscrito, e ai só tenho que agradecer ao Freamunde e tudo pelo que fez para eu ser inscrito.


FB: A procura por um novo clube tem sido constante, mas até agora não houve acordo com nenhum clube, também por causa de questões contratuais para atletas amadores. Explique-nos, as implicações ou desvantagens que teria, em assinar um contrato não profissional...

GS: Vou tentar explicar por aquilo que me transmitiram e que disseram é que se nesta altura, se assinasse um contracto amador, teria de cumprir um ano inteiro como tal. e isso iria impedir na próxima epoca ser inscrito como profissional onde quer que fosse.

FB: O que pensa, um internacional português, que aos 23 anos se vê nesta situação?

GS: Não é fácil passar por toda esta situação e é muito complicado, onde por momentos pomos muita coisa em causa, mas nunca o meu valor pois sei que vou voltar ainda mais forte e vou triunfar de novo, e provar que estou vivo..Todos os dias tento encontrar a motivação necessária para continuar a procura de alguém que acredite e volte a apostar em mim...

FB: Actualmente, e para manter a forma, tem estado a treinar com o plantel do Caçadores das Taipas (Guimarães), mas apenas como forma de estar bem fisicamente ou com perspectivas em ser integrado no plantel, já que o mercado da III divisão abriu por estas semanas?

GS: Estou a manter a forma, pois tentei noutros sítios mas não me deram essa oportunidade, sim e nesta fase ate ponderava ser inscrito nessa divisão pois era uma forma de jogar apesar de não ser aquilo que quero, mas iria me ajudar principalmente a não estar parado e também aproveito para agradecer ao Taipas porque fui recebido muito bem, ate onde encontrei amigos que não via há muito anos e fiz em outros que posso contar, e eles também me motivam para não desistir e dão me vontade de querer mais..

FB: Neste momento, o principal objectivo, para além de regressar o mais rápido possivel à competição será mostrar que não “morreu” para ao futebol. E isso também um factor de motivação do dia-a-dia?

GS: Como lhe disse esse é o meu grande objectivo, pelo qual luto todos os dias, mostrar o meu valor e querer prova-lo, pois a muitas pessoas que duvidam mas eu vou voltar aparecer e mostrar que estavam enganadas a meu respeito..

FB: Olhando um pouco para trás, tinha feita algo de diferente no seu percurso de futebolista, se tivesse a oportunidade de corrigir?

GS: É assim, mudava em tentar jogar na minha posição de origem onde penso render mais e me sinto mais há vontade, penso que isso mudava pois podia ter me ajudado mais.


Perguntas rápidas:

Defesa ou Trinco/Médio defensivo?
Médio

Qual o melhor momento da sua carreira?
Boavista 1ªliga

Última internacionalização:
Portugal 3-0 Malta Sub-21 em vila do conde 

Ídolo:
Zidane

Superstição:
Antes de entrar em campo benzo-me sempre

Treinador por quem gostaria de ser orientado:
José Mourinho

Chegar ao “topo” seria:
O Melhor

Por fim, pedia-lhe que elege-se o seu onze formado por companheiros de equipa (actuais e/ou antigos):
Guarda redes- Carlos
Defesa Direito-Nelson
Defesa Central- Bruno Pinheiro
Defesa Central- Hélder Rosário
Defesa Esquerdo- Mário Silva
Médio- Bruno Gama
Médio-Gilberto Silva(Eu)
Médio- João Vieira Pinto
Avançado- Hugo Almeida
Avançado- Nani
Avançado- João Tomás



Vídeo com alguns momentos do jogador:

Sem comentários:

Enviar um comentário