segunda-feira, 14 de março de 2011

A luta europeia que vai animando o campeonato...



Com o campeonato decido na frente da classificação, agora as atenções viram-se para a "segunda linha" das equipas portuguesas, que neste momento lutam por um lugar nas competições europeias da próxima temporada.
Parece-me que há quatro clubes para três lugares na Europa, Sporting, Guimarães, Braga e Nacional. O Sporting é claramente o clube que leva maior vantagem, mas também é a equipa que mais obrigações tem de estar onde está, quer pela qualidade do plantel quer pelo orçamento, que comparativamente com os restantes clubes a lutarem pelo objectivo não tem comparação.
 

A irregularidade de resultados

É a nota principal para estas equipas que lutam pela internacionalização.

Recorrentemente, as equipas vacilam perante adversários menos cotados e em posições baixas da tabela, colocando assim sempre um ponto de interrogação em cada jornada sobre quem sobe ou desce na classificação.
Se olharmos para os resultados, facilmente percebemos essa insegurança de vitórias, onde apenas o Braga conseguiu vencer o seu último jogo(2-1 ao Benfica), de entre as quatro equipas que enumerei anteriormente.
Isto revela também um equilíbrio nas equipas da liga, mas ainda insuficiente para equilibrar com os dois da frente onde existe um fosso enorme.

Em posição complicada...

Em primeiro lugar, o Paços de Ferreira, que apesar de estar presente nos lugares de acesso à competição não poderá disputar a competição, por não ter efectuado a inscrição nas provas europeias.
O Leiria é uma equipa que ainda está perfeitamente a tempo de se chegar aos lugares de qualificação, mas tal parece-me muito improvável. A equipa leiriense da primeira volta já não é a mesma, muito por culpa das saídas de Silas e Carlão, este último a referência de área que a formação demora a encontrar novamente. Só para terem uma noção, a equipa de Pedro Caixinha não marca mais de um golo por jogo neste novo ano.
Daqui para baixo, será muito difícil a qualquer equipa chegar a este curto pelotão de equipas atendendo à diferença pontual e á irregularidade de resultados. Apesar disso, o Rio Ave está agora a acordar para uma boa reta final de campeonato.

Sem comentários:

Enviar um comentário